domingo, 17 de julho de 2011

Treinamento funcional, troca exercícios por tarefas.

                Os movimentos melhoram no decorrer dos exercícios, e no dia a dia as tarefas são melhores executadas, a coordenação motora tem uma melhora significativa em poucas sessões, há também um ganho muscular e melhoria no estado físico geral (Qualidade de Vida).
            O treinamento funcional visa os movimentos do dia a dia para pessoas comuns e mais específicas para atletas, é altamente indicado para pessoas idosas, pois auxilia no equilíbrio e tarefas simples do dia a dia que se tornam um pouco mais complicadas que o normal com o decorrer da idade.
            O treino funcional prepara o corpo para um bom desempenho nas atividades rotineiras, como agachar-se, empurrar um móvel e carregar uma criança — daí seu nome. Para tanto usa elásticos, bolas, pranchas de instabilidade e bastões, entre outros aparelhos. O programa desenvolve a força, a flexibilidade, a coordenação, o equilíbrio, a resistência e a velocidade, o corpo se aprimora e transfere o aprendizado para os momentos de necessidade.
           

            O treinamento funcional veio para ficar, e sem dúvida é a melhor ferramenta para manter o condicionamento e o corpo em forma. A estimulação é diferente do treino tradicional na musculação, e esse é o principal diferencial que traz mais benefícios, acelerando o resultado dos treinos.


AÇÃO
            Nada de se sentar ou se apoiar. Durante o treino funcional é preciso movimentar o corpo inteiro. O objetivo é solicitar diversas habilidades físicas — FORÇA, FLEXIBILIDADE, COORDENAÇÃO, EQUILÍBRIO —, todas ao mesmo tempo, já que elas atuam em parceria na hora do esforço, na vida real.

TRIDIMENSIONAL
            O exercício é executado em três planos — VERTICAL, HORIZONTAL e DIAGONAL. O esforço é superior ao da musculação tradicional, em que os movimentos se restringem a um plano por vez.

SINERGIA
            Os músculos trabalham em conjunto. Veja como, durante movimento, a força executada se transfere de uma parte a outra do corpo: primeiro os pés (1), passando por pernas (2), quadris (3), tronco (4) e, finalmente, chegando aos braços (5). Com isso a musculatura fica preparada para executar suas funções de maneira eficiente e sem dor.

EXERCÍCIO VERSÁTIL
            Os exercícios trabalham mais de uma habilidade, embora uma sempre predomine.

EQUILIBRIO 
            A superfície instável ativa os proprioceptores — terminações nervosas que funcionam como sensores de movimento e posição corporal. O resultado é a melhora significativa do equilíbrio. Os músculos profundos que sustentam a coluna e os abdominaisficam fortes.Olhe para baixo! Os pés são a interface entre o chão e o restante do corpo. Ou seja, se estão fortes e ágeis, ajudam a pessoa a se equilibrar e a fazer força. Como o uso contínuo de sapatos os deixa frágeis e fracos, vale a pena executar alguns movimentos com eles descalços para exercitar a sua musculatura.
O objetivo do treino funcional é melhorar a qualidade de vida e a performance física e esportiva. As vantagens são maiores e logo você sente o resultado.

Tiagão Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário