sábado, 14 de abril de 2012

                                     OPÇÕES DE PRÓTESES DENTÁRIAS


No ramo da odontologia existem diversos tipos de PRÓTESES. Para utilização de uma prótese,o paciente deve ser criteriosamente avaliado pelo Cirurgião-dentista, para assim ser realizado a escolha da prótese que condiz com a necessidade e situação do paciente.
A prótese trás ao paciente a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética,fonética e mastigação.

Existem diversos tipos de próteses, sendo estas:

PRÓTESE PARCIAL  REMOVÍVEL : apresenta em sua estrutura grampos de metal que enlaçam nos dentes naturais, o que mantem a prótese fixa na boca e uma estrutura de acrílico. 
PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL
PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL

PRÓTESE TOTAL: é uma prótese livre de metal, sendo totalmente em acrílico(pode ter o palato em rosa ou incolor). Está prótese é usado por pacientes que possuem ausência total dos dentes.
PRÓTESE TOTAL SUPERIOR
PRÓTESE TOTAL INFERIOR

PRÓTESE FLEXÍVEL: apresenta uma estrutura livre de metal e livre de resina acrílica.  As próteses flexíveis podem ser confeccionadas em poliamida,silicone ou em polimetilmetacrilato. 

PRÓTESE FLEXÍVEL INFERIOR DE SILICONE













PRÓTESE FLEXÍVEL SUPERIOR DE SILICONE



OBS: Essa prótese apresenta translucidez natural,onde sua estrutura se ajusta a cor da gengiva e dos dentes. Permite substituir os grampos metálicos por retenções imperceptíveis.






PRÓTESE FIXA UNITÁRIA: pode ser em metaloplástica ou de metalocerâmica(metal+porcelana). É uma prótese indicada para pacientes que não possuem mais a coroa do dente íntegra(devido a uma lesão de cárie) ou para pacientes que possuem apenas a estrutura da raiz (com tratamento de canal). A prótese fixa depois de adaptada em boca não poderá será mais removida,por isto o nome de prótese fixa.



PRÓTESE FIXA UNITÁRIA


PRÓTESE PARCIAL FIXA: pode ser metaloplástica ou metalocerâmica(metal+porcelana). É indicada para pacientes que necessitam fazer uma prótese fixa com mais elementos, sendo que para este tipo de prótese, é necessário ter dois pilares ou mais(um dente em cada extremo preparados) entre o espaço com a ausência de dentes, para serem os pilares de sustentação da  prótese fixa.

PRÓTESE FIXA
PRÓTESE FIXA



---------------------------------------------------------------------------------
Espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre os diferentes tipos de próteses existentes na odontologia, mas como já dito anteriormente, sempre é necessário uma avaliação criteriosa do paciente, para assim ser realizado um planejamento para a escolha satisfatório da prótese.

NUNCA ESQUECENDO: que o paciente portador de PRÓTESE,
deve realizar periodicamente a higienização da mesma. 
FUNDAMENTAL: Ao realizarem qualquer tipo de prótese,o cirurgião-dentista deve salientar e  auxiliar o paciente em relação a higienização da prótese e a higienização da estrutura bucal(gengiva,bochechas,língua,palato), para assim termos uma saúde bucal satisfatória.  
IMPORTANTE: o paciente deve realizar a manutenção de sua prótese anualmente,pois é fundamental o cirurgião-dentista avaliar a estrutura bucal onde a prótese abrange e até mesmo para realizar uma limpeza em consultório da prótese.

Dra.Patricia Schmidt
                CRO 18041