segunda-feira, 22 de agosto de 2011


LIMITE APICAL DE TRABALHO EM ENDODONTIA   

(É de extrema importância, você paciente, saber o que seu cirurgião-dentista está realizando em seu dente durante o tratamento de canal,para que este tenha um resultado satisfatório).

                                                           ANATOMIA DENTAL


Endodontia = tratamento de canal

        O tratamento de canal é realizado quando o dente começa a doer, em decorrência de um traumatismo( batida no dente) ou de uma lesão de cárie( onde esta já atingiu o nervo do dente). A polpa da raíz pode apresentar-se viva ou necrosada(sem lesão ou com lesão), isso será diagnosticado pelo cirurgião-dentista capacitado, como também será proposto pelo mesmo o tratamento de canal. Nunca esquecendo que para um satisfatório tratamento de canal, é necessário avaliar o caso clínico com exames radiográficos,medicar o paciente(se necessário), remover todos os microorganismos do interior do canal e por fim selar o canal com material obturador . O tratamento de canal é um meio de preservar a estrutura dentária, ao invés de extrair o dente.



         Agora irei explicar o significado de limite apical de trabalho e consequentemente mostrar a todos o que este LIMITE tem de tão importante para o êxito do tratamento de canal:

    Limite apical de trabalho, refere-se ao comprimento que iremos calibrar as limas(instrumentos que realizam a limpeza do canal) para trabalhar dentro do canal radicular(é o que fica no interior da raiz) e realizar a limpeza do mesmo. O comprimento de trabalho será estabelecido através de exames radiográficos, onde iremos colocar a lima a 0,5 até 3,0mm antes do fim da raiz, ou aquém do ápice radicular.


          LIMITE APICAL DE TRABALHO(0,5 A 3,0MM AQUÉM DO ÁPICE RADICULAR).
                     


        O canal radícular é constituído de dois canais; o dentinário e o cementário. O tecido contido no canal dentinário é a polpa e no cementário é periodontal.

        Tem-se estabelecido como comprimento de trabalho uma diversidade de medidas, de 0,5 a 3,0mm aquém do ápice radicular, sendo muitas vezes uma extensão muito grande para a literatura endodontica, mas nos como  profissionais da odontologia, devemos nos basear na anatomia do dente, observando se a raiz é curva, atrésica, ou até mesmo calcificada, onde essas características irão diferir de paciente para paciente.

        Existem algumas propostas para a determinação do comprimento de trabalho. O profissional deve utilizar aquela à qual se adaptar melhor. Entendemos que não se deve usar fórmulas matemáticas para se estabelecer o comprimento de trabalho. De acordo com SCHILDER (1982), essas fórmulas representam uma regressão aos dias mais primitivos da Endodontia. Já há algum tempo não determinamos o comprimento de trabalho pelos métodos clássicos, ou seja, antes do preparo(com fórmulas de matemática) e sim durante o mesmo(com exames radiográficos, régua milimetrada endodôntica e conhecimento anátomo-clinico).

         Através desse texto referente ao limite apical de trabalho em endodontia, me propus a passar para todos leitores como é exatamente o trabalho realizado no interior do canal radicular,para que nos cirurgiões dentistas, tenhamos um comprimento de trabalho exato da raiz, para que assim possamos realizar a limpeza dos canais radiculares da maneira mais satisfatória,correta e eficaz.  Sem essa “medida de trabalho”, não temos como realizar a  limpeza dos canais com êxito,pois que fique bem claro a todos, que no interior do canal,em toda sua extensão encontra-se sujeira,microorganismos, aos quais eliminamos com as limas,onde estas percorreram o canal radicular na medida estipulada e obtida através do conhecimento do cirurgião dentista e por meio de exames radiográficos.



LIMAS ENDODÔNTICAS QUE REALIZAM A LIMPEZA     DO CANAL RADICULAR

        Espero que eu tenha ajudado a esclarecer alguns critérios indispensáveis ao tratamento de canal, e que sirva de ajuda para vocês leitores, quando tiverem que realizar o tratamento de canal,e que vocês se permitam  a fazerem perguntas ao seu cirurgião dentista, a participar do tratamento realizado pelo mesmo, a se inteirar do fato que acarretou em tal tratamento de canal. Sabemos que  a melhor forma de nos conhecermos ,é mantendo um diálogo,sendo transparente,honesto e justo, por isso confie e acredite em um bom profissional, aquele que quer te explicar as coisas, que quer interagir,mostrar os pós e os contras, pois infelizmente terão muitos que só se preocuparam  no que os convém.

Obrigada pela visita.

Dra.Patricia Schmidt
              CRO 18041